Abusos na Igreja Católica

Abusos sexuais na Igreja: conclusões do relatório apresentadas na segunda-feira

O relatório final da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa, que recolheu depoimentos de abusos sexuais na Igreja, será apresentado esta segunda-feira de manhã em Lisboa.

SIC Notícias

O relatório sobre abusos sexuais na Igreja Católica foi este domingo entregue à Conferência Episcopal Portuguesa (CEP). Os resultados da investigação serão divulgados na segunda-feira.

"A entrega decorreu, esta tarde, nas instalações da Conferência Episcopal Portuguesa e contou com a presença de toda a equipa de trabalho da comissão independente", confirmou em comunicado a CEP, uma estrutura que congrega o conjunto dos bispos das dioceses de Portugal.

Segundo avançou, o documento final da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa foi entregue à presidência da CEP, composta pelo presidente, D. José Ornelas, pelo vice-presidente, D. Virgílio Antunes, e pelo secretário, padre Manuel Barbosa.

O relatório final da comissão será apresentado esta segunda-feira de manhã em Lisboa.

Há pouco mais de um ano, a Comissão Abusos Sexuais na Igreja começava um trabalho que agora chega ao fim.

A equipa era liderada pelo pedopsiquiatra Pedro Strecht. A Conferência Episcopal prometia o acesso aos arquivos da Igreja Católica Portuguesa.

As denúncias puderam ser feitas por email, chamada, carta ou pelo site da Comissão.

Aos dez meses de trabalho, a Comissão tinha mais de 400 denúncias válidas.

A Comissão que estudou os abusos sexuais na Igreja acredita que o número final de vítimas e de abusadores, desde 1950, será bem maior do que o número alcançado pela investigação.

Últimas