Economia

Crédito à habitação e depósitos a prazo: há uma boa e uma má notícia

É mais um alívio esperado na carteira das famílias. Mas se as taxas de juro descem no crédito à habitação, as notícias não são tão boas para os depósitos a prazo.

João Tomás

Andrés Gutierrez

Os juros dos depósitos a prazo voltaram a descer pelo 11.º mês consecutivo. Quanto aos juros dos empréstimos, também descem, beneficiando, por exemplo, quem pediu dinheiro para comprar casa.

É mais um alívio esperado na carteira das famílias. Depois da escalada dos juros, a taxa de juro média nos novos contratos de crédito à habitação voltou a descer, para 3,18%, em novembro.

E se os juros do empréstimo da casa descem, também descem os juros que os bancos pagam pelo dinheiro das famílias.

Em novembro, a taxa de juro média de um depósito a prazo diminuiu pelo 11.º mês consecutivo para 2,28%. As remunerações mais baixas verificam-se nos depósitos de um a dois anos.

Nos países da Zona Euro, os bancos italianos são quem mais paga pelo dinheiro a prazo e o Chipre é o que paga menos. Portugal ocupa a sexta posição dos países que menos juros pagam pelos depósitos a prazo.

Últimas