O Governo propôs novos aumentos para a função pública. A FESAP considera os aumentos insuficientes e garante apresentar uma contraproposta.
O objetivo é que o acordo fique assinado ainda antes da votação na generalidade do Orçamento do Estado.
Para os próximos 2 anos, o Governo propõe um aumento salarial para os ordenados da função pública de pelo menos 55,26 para remunerações até aos 1.754 euros ou de um mínimo de 2,1% para salários que ultrapassem este valor.
Um projeto de acordo que a nível salarial a Federação dos Sindicatos da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos considera insuficiente.
O acordo plurianual proposto proposta para a função pública vai até 2028. A ideia do governo é chegar ao final da legislatura com uma remuneração mínima de 1025 na função pública, mais cinco do que o previsto para o salário mínimo nacional.
Ainda que o Governo mostre abertura para negociar, a FESAP alerta que a proposta deixou de fora outras matérias importantes.
Com o processo negocial por terminar a FESAP garante que vai apresentar uma contraproposta.