Economia

Apenas um em cada sete emigrantes regressa a Portugal

Mais de 850 mil jovens portugueses decidiram emigrar nos últimos anos e grande parte não tenciona voltar. Esta quarta-feira, na Faculdade Nova SBE, em Carcavelos, foram discutidas formas de travar a fuga de talentos de Portugal.

Catarina Coutinho

Romeu Carvalho

Paulo Gamito

Nos últimos 20 anos, um milhão e meio de portugueses deixaram o país. Pedro e Rosália, um analista de dados que vive no Reino Unido e uma médica que se mudou para a Suíça, são apenas dois exemplos, que estiveram presentes numa conversa na Nova SBE.

Entre 2011 e 2021, apenas um em cada sete portugueses que saíram regressou. Nesse período, emigraram mais de 19.400 licenciados por ano.

"Fazermos regressar 19.400 licenciados todos os anos teria como efeito na economia portuguesa uma aceleração do PIB per capita de cerca de 0,4%, ou seja, cresceríamos mais rápido e atingiríamos a média do nível de vida da União Europeia mais cedo", diz o economista Pedro Brinca.

Portugal é o oitavo país do Mundo com mais emigrantes. Importa criar condições para que quem saiu não só volte, como queira cá ficar.

Montenegro conversa com emigrantes

O Governo entende que uma das vias é a política fiscal. Perante uma plateia com estudantes, académicos e empresários, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, reconhece que algumas medidas só serão sentidas a longo prazo.

“Mesmo que o resultado de algumas destas políticas venha a revelar-se daqui a 10, 15 ou 20 anos, para aqueles que vierem a seguir a nós, ficarei muito satisfeito por ter contribuído para que isso possa acontecer”.

O chefe de Governo espera ajudar a inverter a onda de emigração e travar a fuga de talento de Portugal.

Últimas