A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, alertou no discurso de abertura do Fórum BCE, que o trabalho na luta contra a inflação "ainda não acabou" e é necessário "continuar vigilantes".
Foi possível "encontrar um caminho na incerteza e já chegámos longe na luta contra a inflação", admitiu, mas o trabalho ainda não acabou. "Temos de continuar vigilantes", alertou.
Num discurso recheado de referências futebolísticas, Christine Lagarde começou por citar Alex Ferguson, ex-treinador do Manchester United, para abordar o tema do Fórum do BCE deste ano, “a política monetária numa era de transformação” e o percurso feito pela autoridade monetária europeia no combate à inflação.
“Por vez, não temos a certeza, outra vezes temos dúvidas; por vezes, temos de adivinhar e, por vezes, simplesmente sabemos”, disse, citando Ferguson, relembrando que o BCE enfrentou a incerteza, mas conseguiu avançar com o primeiro corte de juros em junho.
“Ainda não está garantida uma 'aterragem suave'”
Apesar da inflação estar agora relativamente controlada, a presidente do BCE salientou que a trajetória da política monetária "também travou o crescimento económico", pelo que, "dada a magnitude do choque inflacionista, ainda não está garantida uma 'aterragem suave'".
Uma "aterragem suave", ou seja, evitar uma recessão ou uma grande deterioração do emprego, é ainda possível, destacou, nomeadamente devido à resiliência que tem demonstrado o mercado de trabalho, mas persistem vários fatores de incerteza "quanto à inflação futura, em particular em termos de como evoluirá o nexo entre os lucros, os salários e a produtividade e no que toca à possibilidade de a economia ser afetada por novos choques do lado da oferta".
Desta forma, o banco central continua determinado em "seguir uma abordagem dependente dos dados e reunião a reunião na tomada de decisões de política monetária", notou Lagarde, sem se comprometer com futuros possíveis cortes das taxas diretoras.
“Os primeiros 90 minutos são os mais importantes”
A presidente do BCE concluiu o discurso com outra citação futebolística para sinalizar que, tal como disse o futebolista e treinador Bobby Robson, "os primeiros 90 minutos são os mais importantes".
"Não descansaremos até termos ganho o jogo e a inflação tiver regressado a 2%", concluiu Lagarde.
Na última reunião, em junho, o BCE avançou com um corte das taxas diretoras em 25 pontos-base. A próxima reunião está marcada para dia 18 de julho.
O Fórum BCE realiza-se em Sintra e decorre até 3 de julho, juntando algumas das principais figuras dos bancos centrais para discutir a evolução da política monetária.
Com Lusa