O Governo aprovou a descida das taxas de IRS até ao 8.º escalão, nesta sexta-feira, prometendo o "alívio fiscal" previsto “para todos, em especial para a classe média”. Aos jornalistas, Hugo Soares, líder parlamentar do PSD, lançou um desafio ao PS:
“O desafio que se levanta ao Partido Socialista é saber se vota ou não vota a favor da descida do IRS já, já, já para a classe média em Portugal”, disse.
Ainda esta semana, Inês de Sousa Real apontou que a descida do IRS prometida pelo Governo não passa de "ilusionismo fiscal", já o PS acusou o Governo de ter perdido a credibilidade e minado a relação de confiança com os portugueses.
Hugo Soares frisou ainda que “há uma oposição que diz que não quer, mas ao mesmo tempo diz que é insuficiente”, recordando que esta “não tinha alívio fiscal no programa”.
Encontro entre PSD e ministra da Justiça
A ministra da Justiça, Rita Júdice, reuniu-se, esta sexta-feira, com o PSD sobre o combate à corrupção. Hugo Soares disse que o encontro mostrou que o Governo tem “grande abertura”.
“O Governo mostrou total disponibilidade para ouvir os grupos parlamentares. A reunião mostrou abertura do Governo para acolher aquilo que são os contributos que levamos à reunião”, acrescentou.
Hugo Sores frisou que que foi colocado “em cima da mesa a criminalização do enriquecimento ilícito” e sublinhou ainda a regulamentação do lóbi como "fundamental".
O líder parlamentar do PSD fez questão ainda de referir aos jornalistas que combate à corrupção “deve fazer-se sobretudo na prevenção”.
As reuniões de combate à corrupção começam esta sexta-feira com o PSD, PS e Chega. Para segunda-feira ficam a IL, o BE, PCP, Livre, CDS e PAN.