A pouco menos de um mês do Natal, há quem já esteja a pensar na ceia. O bacalhau é um dos produtos típicos da época e apesar do preço elevado continua a ser uma das opções mais procuradas pelos portugueses.
Fernando Costa é cliente habitual numa mercearia no centro de Lisboa e foi à procura de bacalhau já a pensar na Ceia, diz que todos os anos o preço aumento, mas que ainda assim a tradição fala mais alto.
"Ou se tem um bacalhau bom no natal ou então não vale a pena. Para mim é sempre o mais grossinho um bocadinho e um bacalhau de preferência do melhor. gasta-se mais mas é melhor", diz Fernando.
Gastos que pesam na carteira dos portugueses e que obriga a fazer escolhas sobretudo nesta época do ano. Quem vende reconhece que a compra de bacalhau exige um esforço redobrado às famílias.
"Os preços estão mais ou menos idênticos ao ano passado, o que me parece é que as pessoas poderão eventualmente ter menos dinheiro para comprar o bacalhau bom. Os bacalhau de 5/6 kg, é um bacalhau que a 20 e poucos euros o quilo, se levar dois peixes o ordenado mínimo quase que fica cá", explica Fernando Dias, proprietário do Rei do Bacalhau.
O consumo de bacalhau no país tem vindo a recuperar depois do impacto provocado pela inflação e deverá manter-se forte no Natal.