O Governo vai avançar com um novo pacote de apoios ao crédito à habitação. As medidas serão apresentadas este mês, depois da reunião do Banco Central Europeu, que vai decidir se aumenta novamente as taxas de juro.
A subida dos juros está novamente em cima da mesa e a despesa com os créditos à habitação pode tornar-se insuportável para mais famílias.
“Ainda este mês vamos anunciar um reforço do apoio às famílias para pagarem o crédito habitação. (...) Temos um problema, procuramos resolver esse problema não criando outro problema”, disse o secretário de Estado Adjunto, Mendonça Mendes.
Que medidas deverá o Governo anunciar?
- Os bancos poderão ser obrigados a converter a taxa variável em taxa fixa sempre que o esforço do cliente com o crédito atinja os 40% do rendimento líquido.
- O apoio às famílias deverá passar também pelo alargamento da bonificação dos créditos. Esta medida já está em vigor, mas deverá ser reforçada.
Em julho, numa entrevista ao Público, o ministro das Finanças, Fernando Medina, referiu que o Governo vai alargar o regime de apoio à bonificação do crédito habitação a mais famílias que têm uma taxa de esforço acima dos 50%, assim que o indexante ultrapasse os 3%.
“Sabemos que ainda há decisões a tomar, nomeadamente por parte do Banco Central Europeu, e é face a isso que tomaremos as nossas decisões”, afirmou Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência.
Decisão nas mãos de Lagarde
A chave da estabilização ou de um novo aumento dos juros está nas mãos de Christine Lagarde. A decisão deverá ser tomada no final da próxima semana.