Economia

Aumenta compra de produtos que não estão abrangidos pelo IVA Zero

Portugueses estão a aproveitar alívio no imposto para comprar bens como cerveja e marisco.

SIC Notícias

Entre abril e junho, as famílias portuguesas foram menos vezes aos supermercados, mas trouxeram mais compras nos carrinhos, sobretudo produtos que não estão contemplados na medida de IVA Zero, criada pelo Governo.

De acordo com os dados da Kantar, avançados pelo Diário de Notícias, os portugueses estão a aproveitar o alívio do IVA no cabaz de 46 bens alimentares e compram mais cerveja, marisco, pastelaria e produtos de limpeza para a roupa e para a casa.

Governo prolonga IVA zero até ao fim do ano

O Governo anunciou em julho que vai prolongar o IVA zero até ao final do ano. A medida está em vigor desde 18 de abril e deveria terminar a 31 de outubro.

Nos primeiros três meses em que foi aplicado, o cabaz de 46 alimentos abrangidos pela medida IVA zero registou uma descida de preço de cerca de 9%, segundo a monitorização feita semanalmente pela DECO Proteste.

Últimas