Economia

Portugal é o quinto país da União Europeia com menor produtividade

De acordo com dados revelados pela Pordata, em média, o salário bruto rondava os 1.300 euros. A produtividade no país ficou 35% abaixo da média registada na União Europeia.

SIC Notícias

Quase quatro milhões e meio de pessoas tinham emprego em Portugal há dois anos. De acordo com dados revelados pela Pordata, em média, o salário bruto rondava os 1.300 euros. A produtividade no país ficou 35% abaixo da média registada na União Europeia.

Há dois anos, o número de pessoas empregadas em Portugal era superior aos quatro milhões. Um aumento de um e meio por cento em comparação com os últimos dez anos.

O maior número de trabalhadores concentra-se nas vendas e no secretariado. Logo de seguida encontramos a construção civil, a eletricidade e a eletrónica.

De acordo com a Pordata, Portugal é o quinto país da União Europeia com menor produtividade. Está apenas atrás da Letónia, Polónia, Grécia e Bulgária.

Quanto aos salários, em média, uma pessoa que trabalhe por conta de outrem recebeu, mensalmente, quase 1300 euros brutos.

Um aumento superior a 200 euros, se compararmos com os ordenados dos últimos dez anos. É também importante salientar que este valor desce para os cem euros, se descontarmos os efeitos da inflação.

Últimas