Economia

IVA zero em vigor: como se preparam os vendedores para esta medida

A SIC Notícias visitou um hipermercado, em Lisboa, que esta terça-feira já abriu portas com os novos preços afixados.

SIC Notícias

A isenção do IVA em mais de 40 bens alimentares entra esta terça-feira em vigor. Os vendedores tiveram 15 dias para se prepararem.

A SIC Notícias visitou um hipermercado, em Lisboa, que esta terça-feira já abriu portas com os novos preços afixados.

O diretor de operações do Continente, João Pedro Lopes, conta que a empresa montou em tempo recorde uma operação que envolveu muitas equipas de diferentes departamentos, "para que a medida entrasse hoje em vigor na sua plenitude".

"Esta noite tivemos entre 40 a 45 pessoas exclusivamente dedicadas às alterações dos preços. Com sabemos, o cabaz base são 46 produtos, mas desmultiplicado pelas marcas do universo Continente ascende a mais de seis mil produtos", afirmou.

Os produtos com IVA zero estão devidamente assinalados com o preço antigo com IVA e o preço novo sem IVA.

Um cliente falou com a SIC Notícias e contou que esta segunda-feira visitou o hipermercado para fazer uma pequena compra. Esta manhã, voltou ao mesmo hipermercado e constatou que o leite está 5 cêntimos mais barato por litro.

A lista de produtos alimentares que passarão a estar isentos de IVA - na sequência de um pacto tripartido assinado entre o Governo e os setores da produção e da distribuição alimentar - inclui legumes, carne e peixe nos estados fresco, refrigerado e congelado, assim como arroz e massas, queijos, leite e iogurtes e frutas como maçãs, peras, laranjas, bananas e melão, três tipos de leguminosas, ou ainda, entre outros, bebidas e iogurtes de base vegetal.

Últimas