Economia

EDP regista lucros que ultrapassam os 870 milhões de euros em 2022

Os lucros registados representam uma subida de 6% em comparação com o ano anterior. Em Portugal, a empresa registou um prejuízo de perto de 260 milhões de euros.

SIC Notícias

A EDP conseguiu, em 2022, um lucro superior aos 870 milhões de euros, o que representa uma subida de 6% em comparação com o ano anterior. Ainda assim, em Portugal, foi registado um prejuízo de quase 260 milhões de euros, sobretudo devido à seca que afetou a produção da eletricidade.

Lucro Líquido Recorrente é o termo que representa o valor do rendimento depois de deduzidas todas as despesas de uma empresa. No ano passado, a EDP conseguiu que este valor ultrapassasse os 870 milhões de euros. Uma subida de 6%, quando comparado com o ano anterior.

A Energias de Portugal apontou o investimento da produção de eletricidade renovável no Brasil e na Europa, como sendo o responsável pelo aumento destes números. Por cá, a situação é diferente: contas feitas, a empresa voltar a dar quase 260 milhões de euros em prejuízo. Há dois anos, este valor pouco passava dos 180 milhões.

Em causa está o fenómeno de seca extrema que afetou a produção da eletricidade. As barragens, que estão sob a gestão da Empresa, não conseguiram recuperar os níveis de armazenamento, mesmo apesar da chuvas registadas no final ano.

Foi precisamente por causa da seca que a produção de energia hídrica, em Portugal, diminuiu 38 % em comparação ao ano anterior.

Já o EBITDA – isto é, o lucro antes do pagamento dos juros e dos impostos – aumentou. Conseguiu superar os 4,5 milhões de euros.

No final do ano passado, a dívida líquida da EDP era superior aos 13.000 milhões de euros. Ainda assim, a empresa espera conseguir um reforço no investimento de 25.000 milhões de euros nos próximos três anos.

Últimas