Economia

António Costa garante que venda do Banif ao Santander era a “única alternativa”

O primeiro-ministro respondeu às 12 perguntas enviadas pelo PSD em novembro sobre as alegações avançadas por Carlos Costa, antigo governador do Banco de Portugal.

RODRIGO ANTUNES

SIC Notícias

António Costa garante que a venda do Banif ao Santander, em 2015, era a “única alternativa”. Num conjunto de respostas entregues pelo primeiro-ministro ao Parlamento, Costa esclarece que essa foi a conclusão do Banco de Portugal, na altura liderado por Carlos Costa, e que o processo foi conduzido pela instituição.

Além disso, o primeiro-ministro garante que “nunca fez diligências” em favor da idoneidade de Isabel dos Santos, “junto do governador do Banco de Portugal ou de quem quer que seja”. Desmente ainda a versão de Carlos Costas, afirmando que não se pronunciou ”sobre se [Isabel dos Santos] devia ou não ser considerada idónea para ser administradora do EuroBic, quanto mais por esta ser filha de um Presidente de um país amigo". O primeiro-ministro afirma que apenas agiu para procurar resolver o bloqueio acionista no BPI.

As respostas do primeiro-ministro surgem dois meses depois de o PSD ter enviado 12 perguntas sobre as declarações de Carlos Costa, ex-governador do Banco de Portugal. No livro “O Governador”, Carlos Costa acusou o Governo de precipitar a resolução do Banif e António Costa de o ter tentado demover da intenção de afastar Isabel dos Santos do Banco BIC.

Últimas