Economia

Governo anuncia apoio de 150 milhões para o setor social

Primeira tranche sairá já no dia 21.

SIC Notícias

Lusa

O Estado chegou a acordo com o Setor Social e Solidário para aumentar a comparticipação por utente. O Governo anunciou esta sexta-feira os apoios. O primeiro-ministro salientou o reforço extraordinário de 75 milhões do Estado, e a atualização de igual montante, mas a título permanente, para estas instituições fazerem face às consequências da inflação.

A primeira tranche sairá já no dia 21 para as Misericórdias e Instituições de Solidariedade Social.

O apoio extraordinário vai ajudar a fazer face às dificuldades económicas que as instituições têm enfrentado.

Além do reforço extraordinário, o Estado vai aumentar em 5% a comparticipação por cada utente.

No total, 75 milhões de euros.

O setor, que se tem deparado com sérias dificuldades por causa do aumento do custo de vida, diz que o acordo a que chegou com o Governo não é o ideal, mas é bem-vindo.

No total, as medidas representam um investimento de 150 milhões de euros.

António Costa falava no encerramento de uma sessão destinada a apresentar o apoio extraordinário que o Governo vai destinar ao setor social e solidário, que decorreu em Lisboa e que foi aberta com uma intervenção da ministra do Trabalho e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

"Não podemos ignorar as circunstâncias tão exigentes e difíceis em consequência de uma inflação que não tínhamos memória há 30 anos. Obviamente, quem está na linha da frente do impacto destas consequências é, naturalmente, o conjunto de instituições como as do setor solidário e social. Desde logo, porque aumentando as necessidades dos cidadãos, aumentam logo as solicitações que lhes são dirigidas".

Últimas