Economia

EDP Renováveis produziu mais 14% no primeiro trimestre

A EDP Renováveis aumentou a capacidade instalada nos primeiros três meses do ano e também o volume de produção, alavancada sobretudo pelas operações nos Estados Unidos.

A EDP Renováveis produziu 9,2 terawatts hora (TWh) de energia limpa no primeiro trimestre deste ano, mais 14% do que em igual período de 2021, informou a empresa portuguesa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Na Europa a produção da EDP Renováveis subiu 5% em termos homólogos, com as quedas de 9% em Espanha e de 11% em Portugal a serem compensadas por um aumento de 45% no resto da Europa.

Já as operações da empresa na América do Norte apresentaram um crescimento do volume de energia gerada de 13%, alavancadas principalmente por um reforço de 11% no volume produzido nos Estados Unidos da América.

Na América do Sul, a EDP Renováveis mais do que duplicou o volume de produção registada no mercado brasileiro.

O crescimento global da produção do primeiro trimestre reflete, por um lado, uma subida da capacidade instalada de quase 13%, para 14.044 megawatts (MW), e, por outro lado, uma melhoria do fator de utilização da capacidade do grupo em um ponto percentual, para 35%.

Atualmente 89% da capacidade instalada da EDP Renováveis são parques eólicos em terra, 2% são eólicas no mar, e o remanescente são centrais solares.

No final de março a empresa tinha em construção 2372 MW de nova capacidade, sendo a maior fatia, 1084 MW, na América do Sul.

Últimas