Os projetos do Bloco de Esquerda para nacionalizar a TAP e do PCP e dos Verdes para passar a companhia aérea para controlo público foram esta sexta-feira chumbados por 197 dos 230 deputados.
Foi também chumbada uma exigência do Iniciativa Liberal para que qualquer ajuda do Estado à transportadora tivesse de ser aprovada pelo Parlamento.
TAP não pode beneficiar do quadro de ajudas da União Europeia
A Comissão Europeia disse na quinta-feira que a TAP não podia beneficiar do quadro extraordinário de ajudas, que foi criado para responder à pandemia, porque os problemas financeiros da companhia já eram anteriores a esta crise.
O esclarecimento surgiu depois do ministro das Infraestruturas ter dito que o modelo de ajuda, que implica uma reestruturação, tinha sido imposto por Bruxelas.
Ministro das Infraestruturas ataca acionistas privados da TAP
O ministro das Infraestruturas acredita que a providência cautelar movida pela Associação Comercial do Porto não vai travar a ajuda do Estado à TAP.
Em declarações a um podcast do PS, Pedro Nuno Santos voltou a atacar os acionistas privados, que acusa de não estarem verdadeiramente empenhados no futuro da companhia.