"Parabéns a Mário Centeno na sua eleição como presidente do Eurogrupo. Temos muito trabalho pela frente: aprofundar a União Económica e Monetária, a começar por completar a União Bancária, e definir uma União de Mercados de Capital; a conclusão bem-sucedida do programa da Grécia e muitos outros assuntos", afirmou Valdis Dombrovskis, na sua conta oficial no Twitter.
O ministro das Finanças português, Mário Centeno, foi esta segunda-feira eleito presidente do Eurogrupo, ao impor-se na segunda volta da votação realizada em Bruxelas.
De acordo com fontes europeias, Centeno foi o mais votado na primeira volta (oito votos), após a qual saíram da "corrida" a letã Dana Reizniece-Ozola e o eslovaco Peter Kazimir, tendo o ministro português derrotado o candidato luxemburguês Pierre Gramegna na segunda volta, desconhecendo-se ainda com quantos votos (Dijsselbloem escusou-se a revelar pormenores da eleição).
Centeno torna-se assim o terceiro presidente da história do fórum de ministros das Finanças da zona euro, depois do luxemburguês Jean-Claude Juncker e do holandês Jeroen Dijsselbloem, assumindo funções em janeiro próximo.
Lusa