TAP vendida a David Neeleman e Humberto Pedrosa
David Neeleman e Humberto Pedrosa vão ser donos de 61% da TAP. O Agrupamento Gateway, consórcio do norte-americano e da Barraqueiro, venceu a corrida à privatização da companhia aérea portuguesa, anunciou hoje o Governo, após a reunião do Conselho de Ministros.
O Governo tomou a decisão esta manhã em Conselho de Ministros, tinha já avançado à SIC fonte do Executivo. Foi oficialmente anunciada pelo ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro.
O valor da privatização da TAP ainda não é conhecido e vai depender o desempenho da empresa em 2015. O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, garantiu que a proposta da Gateway garantia melhores respostas aos problemas do grupo TAP e a entrada de mais dinheiro para resolver a crise financeiros da empresa.
Quanto a eventuais despedimentos, Sérgio Monteiro afastou esse cenário afirmando que se vão manter todos os acordos laborais em vigor.
O dono da Azul Linhas Aéreas Brasileiras juntou-se ao presidente da portuguesa Barraqueiro, Humberto Pedrosa, e era o único concorrente com capital nacional. O projecto dos empresários aposta na renovação da frota da TAP no médio prazo e na injeção de dinheiro fresco na companhia.
Para trás ficou a proposta de Germán Efromovich, que pela segunda vez tentava sozinho comprar a TAP.
Relacionados
Últimas