Economia

Rússia em risco de recessão técnica no segundo trimestre do ano

A Rússia corre o risco de entrar em recessão no segundo trimestre deste ano, após ter registado uma contração do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre em relação aos três meses anteriores, advertiu hoje um responsável russo.

(Reuters)
© Marko Djurica / Reuters

"O Ministério da Economia apresentou a sua estimativa de crescimento para o primeiro trimestre em relação ao quarto trimestre de 2013, corrigida com as variações sazonais, fixando-a nos -0,5%", indicou o chefe do departamento de previsões estratégicas do Ministério das Finanças russo, Maxime Orechkine, citado pela agência russa Interfax.

"Parece que no segundo trimestre teremos novamente um número negativo. De facto, o Ministério das Finanças não exclui uma recessão técnica", acrescentou Maxime Orechkine. 

Nos últimos anos, a economia russa tem abrandado. O crescimento passou de 4,3% em 2011 para 3,4% em 2012 e depois 1,3% em 2013.

No início deste ano, a situação agravou-se devido ao clima de confrontação com os países ocidentais após a anexação da república autónoma ucraniana da Crimeia e a adoção de um primeiro pacote de sanções ocidentais.

Na semana passada, o ministro das Finanças russo, Anton Siluanov, admitiu mesmo que o crescimento da economia pode ser nulo em 2014 devido a problemas "geopolíticos" ligados à crise na Ucrânia.

"As condições com que temos de trabalhar em 2014 são as mais difíceis desde a crise de 2008-2009", afirmou então Anton Siluanov.  

Em 2009, a crise económica que atingiu a Rússia levou a uma queda de quase 8% do PIB.

Lusa

Últimas