A seleção portuguesa defronta, na quarta-feira, a Alemanha, em Munique, para as meias-finais da Liga das Nações. Apesar de Portugal não vencer a formação germânica há 25 anos, para o comentador SIC João Rosado, a equipa das 'quinas' terá pela frente um adversário "do mesmo calibre".
Nas palavras de Roberto Martínez, Portugal é uma séria candidata a vencer o Mundial, mas para isso, tem que necessariamente chegar à final da Liga das Nações, recorda João Rosado, destacando que os aspetos de maior correção na equipa nacional "centram-se muito naquilo que é o movimento em zona interior junto do goleador, o homem da referência, ou seja, Cristiano Ronaldo".
"Quando Cristiano não está plenamente eficaz, nota-se que Portugal por vezes não tem presença suficiente na grande área. É uma situação muito comum na seleção portuguesa", salienta ainda.
Nesse sentido, segundo o comentador SIC, "será fundamental para Portugal ter Bruno Fernandes particularmente operante nas costas do ponta de lança e ter um corredor central suficientemente forte, suficientemente dinâmico", até porque "a Alemanha joga preferencialmente em 4-2-3-1, ou seja, vai ter muita gente no meio-campo".
Em caso de vitória, a seleção nacional vai disputar a final em 8 de junho, também na Allianz Arena, diante de França ou Espanha, que jogam a outra meia-final. Se acabar derrotada pelos germânicos, a equipa lusa disputa o jogo de atribuição do terceiro lugar, que será também no dia 8, mas em Estugarda.
Recorde-se que Portugal, ainda com Fernando Santos no comando, conquistou a primeira edição da Liga das Nações, em 2019, tendo depois falhado a qualificação para a 'final four' em 2020/21 e 2022/23.