Desporto

Sai Amorim, entra João Pereira: o que muda no Sporting?

João Pereira, campeão nacional pelo Sporting em 2020/21, orientado justamente por Ruben Amorim, foi anunciado como novo treinador dos 'leões'. Na SIC Notícias, Luís Cristóvão comenta a "herança pesada" deixada e o que pode (ou não) mudar a partir de agora.

Luís Cristóvão

231 jogos depois, com dois campeonatos, duas Taças da Liga, uma Supertaça e uma série de recordes pelo meio, Ruben Amorim despede-se do Sporting para assumir o Manchester United. O sucessor, João Pereira já fazia parte dos planos para um futuro que se tornou presente.

João Pereira, antigo jogador dos ‘leões’ que teve Ruben Amorim como o último treinador da carreira, estava na equipa B após duas épocas nos sub-23. “É um treinador do continuidade”, diz o comentador Luís Cristóvão, realçando o que pode mudar (e o que se deve manter) com a sucessão.

“[João Pereira] é alguém que já está na estrutura e que até chegou com esta ideia de no futuro poder ser o substituto de Ruben Amorim. Para além disso, há uma relação de amizade entre os dois. Creio que na forma como a equipa joga não haverá grandes mexidas para já, a questão é mesmo o lado humano, que é muito importante.”

O comentador da SIC lembra que Ruben Amorim já deixou alguns conselhos a João Pereira na conferência de imprensa deste domingo, após a vitória por 4-2 diante do SC Braga.

“Recomendou-o a não ouvir o que é dito acerca do seu trabalho, o que é perfeitamente natural num momento de tanto ruído e de tanta exposição.”

Nos últimos dias, João Pereira desativou a sua conta na rede social Instagram.

"Amorim mudou por completo a face do clube”

Questionado sobre o legado de Ruben Amorim, que para além dos títulos nos últimos anos deixa o clube só com vitórias na Liga e a igualar o melhor início de época de sempre do Sporting, Luís Cristóvão garante que o treinador “mudou por completo a face do clube”.

“[Amorim] potenciou inúmeras vendas, deixa também um dos planteis mais valiosos da liga e seguramente do Sporting, tudo muito associado à forma como Ruben Amorim impôs uma identidade, quer no jogo como no mercado, na forma de montar o plantel. Hoje o Sporting tem marca Ruben Amorim.”

Últimas