Desporto

Nuno Borges "muito feliz" por vencer Nadal e pelo "entusiasmo dos portugueses"

O tenista português Nuno Borges, que no domingo venceu Rafael Nadal, antigo número 1 mundial, no torneio ATP de Bastad, diz estar "muito feliz" pelo entusiasmo dos portugueses porque o ténis merece estar num "patamar diferente".

Rita Rogado

O tenista português Nuno Borges diz estar "muito feliz" com a vitória sobre Nadal no torneio de Bastad. Considera que foi um grande jogo e diz-se satisfeito pelos portugueses mostrarem entusiasmo pelo ténis.

À chegada ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, conta que inicialmente, enquanto aquecia, lhe pareceu "surreal" jogar contra o espanhol Rafael Nadal, um tenista que "tantas vezes" via na televisão.

"Aconteceu tudo tão rápido", diz, acrescentando que está "muito feliz e tranquilo".

O português subiu nove lugares graças ao triunfo alcançado no domingo sobre o espanhol Rafael Nadal, antigo número 1 mundial, na final do torneio sueco, em terra batida.

O atleta de 27 anos reconhece que fez um "grande jogo", mas admite que ainda é "estranho" ter muita atenção. Ainda assim, considera que é "ótimo" o reconhecimento.

"O ténis merece estar num patamar diferente. É ótimo os portugueses mostrarem entusiasmo", afirma.

Nuno Borges chegou esta segunda-feira à tarde a Lisboa e parte já na terça-feira para os Jogos Olímpicos, em Paris, França.

Questionado sobre os próximos passos, diz que não há "novos" objetivos definidos para já.

"Tenho vivido muito no momento. Tenho jogado tudo o que quero", refere o atleta português.

Desejos? Quer continuar a jogar "nos melhores torneios" e a competir contra os melhores tenistas.

Nuno Borges, natural da Maia, subiu ao 42.º lugar no ranking mundial, a melhor classificação de sempre, impulsionada pela conquista do torneio de Bastad.

Conquistou o primeiro título no circuito principal, ao impor-se, na sua primeira final no circuito, por 6-3 e 6-2 ao veterano jogador espanhol, de 38 anos, vencedor de 22 títulos do Grand Slam, que subiu 100 posições no ranking, para a 161.

Nuno Borges, que reforçou o estatuto de número um português, tornou-se o segundo tenista luso a vencer um torneio ATP, depois de João Sousa, que conquistou o título em Kuala Lumpur, em 2013, Valência, em 2015, Estoril Open, em 2018, e Pune, em 2022.

Últimas