Desporto

Carlos Lopes homenageado: "Este é um prémio que visa reconhecer a carreira de excelência do campeão olímpico"

Em entrevista à SIC Notícias, Daniel Monteiro, Presidente da Confederação do Desporto de Portugal, falou sobre a Gala do Desporto que vai acontecer esta sexta-feira e a homenagem a Carlos Lopes, que ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Los Angeles há 40 anos.

SIC Notícias

O Pavilhão Carlos Lopes recebe esta sexta-feira a Gala do Desporto de Portugal, uma iniciativa da Confederação do Desporto de Portugal (CDP) que este ano vai homenagear o primeiro campeão olímpico português, Carlos Lopes, que dá nome ao espaço que recebe a gala.

Carlos Lopes ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Los Angeles há 40 anos, num momento que ficou para a história do desporto nacional e esta sexta-feira irá receber o prémio "Mérito Desportivo – Alto Prestígio".

Em entrevista à SIC Notícias, Daniel Monteiro, Presidente da Confederação do Desporto de Portugal, explicou o significado do prémio.

"Este é um prémio que visa reconhecer a carreira de excelência do Carlos Lopes, o nosso campeão olímpico, o primeiro campeão olímpico português", começou por explicar Daniel Monteiro.

"De facto, Carlos Lopes e quem o orientava, na altura o professor Mário Moniz Pereira, fizeram uma mudança de paradigma que marcou o desporto nacional" e "inspirou gerações mais tarde para que Portugal pudesse perceber que tinha tanta ou mais qualidade que os outros países nas mais diversas modalidades", acrescentou.

No entanto, ainda que na altura tenha sido um motor para o desenvolvimento principalmente do meio fundo nacional que entrou numa época dourada, atualmente a realidade é bem diferente porque segundo Daniel Monteiro "se perdeu muita coisa".

"Acima de tudo, perdeu-se a nossa base de praticantes desportivos. Portugal continua muito aquém da base de outros países europeus e, quando temos uma base de praticantes reduzida, é natural que o topo da pirâmide do alto rendimento não tenha o número de atletas nem a dimensão competitiva esperada", explicou.

"Um dos grandes desafios que existe para este Governo e naturalmente, para quem tutela o desporto em Portugal, a nível governativo, a grande responsabilidade, por um lado, é massificar e democratizar o acesso ao desporto para que ninguém fique de fora por falta de condições socioeconómicas"

Para Daniel Monteiro é fundamental que "exista um reforço financeiro" .

"O desporto em Portugal é financiado na grande maioria por verbas que revertem dos jogos sociais explorados pela Santa Casa da misericórdia de Lisboa e um bem público como o desporto não pode estar refém das verbas e do investimento que as famílias fazem em jogos de sorte ou azar", garantiu.

Sobre a gala desta sexta-feira, e tendo em conta que todas as outras categorias de prémios estão sujeitas à votação popular, Daniel Monteiro afirmou que houve uma grande participação de todos os portugueses na votação.

A gala desta sexta-feira que celebra o desporto e homenageia Carlos Lopes está marcada para as 19:00, com uma receção a partir das 18:00.

"Será um evento com uma participação de cerca de 500 pessoas, com toda a família do desporto português representada, desde atletas, dirigentes, clubes, federações desportivas e responsáveis políticos", disse Daniel Monteiro durante a entrevista.

"Em ano de Jogos Olímpicos, é fundamental os atletas perceberem que têm, de facto, um país a empurrá-los", garantiu Daniel Monteiro acrescentando que "nos momentos mais difíceis ter o país a torcer pelos atletas é fundamental" e "é aquele ingrediente extra que muitas vezes é necessário para se atingir a glória".

Últimas