O Sporting e o FC Porto procuram esta segunda-feira recuperar a liderança da I Liga portuguesa de futebol, no clássico que encerra a 14.ª jornada, depois de no domingo terem sido ultrapassados pelo Benfica, que venceu o Sporting de Braga. Mariana Fernandes, comentadora da SIC, faz a antevisão do “clássico”, numa altura em que só a vitória interessa às duas equipas, uma vez que a vencedora ficará isolada no comando da I Liga.
Um empate deixará Sporting e FC Porto atrás dos “encarnados”. “Leões” e “dragões” entraram na jornada a dividir o comando do campeonato, ambos com 31 pontos, mas foram no domingo superados pelo Benfica, que ao ganhar em Braga, se isolou provisoriamente no primeiro lugar, com 33 pontos.
Do lado do Sporting, Mariana Fernandes considera que Rúben Amorim "terá de ter atenção aos detalhes de não ficar em inferioridade numérica, de não sofrer golos, principalmente nos momentos decisivos e já no tempo de descontos, tanto na primeira parte como na segunda parte".
"Obviamente, também tentar aqui invocar um bocadinho o fator casa, o fator de jogar em Alvalade, de jogar contra o principal rival e de saber que uma vitória vale o regresso à liderança isolada do campeonato, principalmente depois do Benfica ter vencido ontem o Sporting Braga”.
Em relação ao FC Porto, a comentadora da SIC acredita que “vai entrar a tentar ter o controlo do jogo, pelo menos no que toca à recuperação de bola, ou seja, vai dar bastante importância à recuperação de bola em zonas mais adiantadas e vai tentar a partir daí depois explorar a profundidade e a velocidade, que é um dos grandes ativos em termos ofensivos da equipa de Sérgio Conceição”.
“Temos de olhar sempre para a defesa do FC Porto como uma defesa muito diferente, com ou sem Pepe”.
Pelas 20:15, o Estádio José Alvalade recebe um dos grande jogos da edição 2023/24 da I Liga, depois de ambas as equipas fecharem com vitórias o “destino” na Europa: o FC Porto está nos oitavos de final da Liga dos Campeões, o Sporting no 'play-off' dos oitavos da Liga Europa.