Desporto

António Costa acredita que Mundial de 2030 vai ser um "grande sucesso"

"É com grande alegria que recebemos a notícia de que o Campeonato do Mundo de Futebol de 2030 será organizado em conjunto por Portugal, Espanha e Marrocos", afirma o primeiro-ministro, felicitando a Federação Portuguesa de Futebol.

RODRIGO ANTUNES

Daniel Pascoal

Portugal vai sediar pela primeira vez um Mundial de futebol, que será inédito também por outras razões. Diversas entidades e personalidades já estão a reagir. E o primeiro-ministro, António Costa, já deixou as suas palavras de “alegria” pela notícia.

“É com grande alegria que recebemos a notícia de que o Mundial de Futebol 2030 será organizado em conjunto por Portugal, Espanha e Marrocos. Felicitamos a Federação Portuguesa de Futebol pelo empenho e trabalho desenvolvido. Congratulamo-nos com esta parceria com Espanha e Marrocos, na certeza de que será mais uma demonstração de que temos capacidade e provas dadas na organização de grandes eventos. Será, seguramente um Mundial de enorme sucesso”.

Um Mundial inédito

Na prática o que vai acontecer é que o Mundial 2030, disputado pela primeira vez em três continentes, arranca na América do Sul e continua depois em Portugal, Espanha e Marrocos.

“Vamos ter três aberturas no Uruguai, na Argentina e no Paraguai. Três jogos inaugurais e tudo irá começar no Uruguai”, acrescenta o presidente da CONMEBOL Alejandro Domínguez.

A FIFA também confirmou a realização nestes moldes. Estamos perante uma aliança entre as duas candidaturas: a vencedora - Portugal, Espanha e Marrocos -, e a derrotada, a sul-americana.

Últimas