Desporto

Ginasta Simone Biles faz história ao executar salto nunca antes visto

A norte-americana voltou em grande à competição, depois de dois anos de afastamento. Prova disso é que o salto Yurchenko Double Pike chama-se agora Biles II. Confira o momento que ficará para a história da ginástica artística.

SIC Notícias

A ginasta norte-americana Simone Biles tornou-se a primeira mulher a executar o salto Yurchenko Double Pike, movimento que foi rebatizado com o nome da atleta, após o feito. A proeza foi alcançada este domingo, no Campeonato do Mundo de Ginástica Artística.

Aquela que já é considerada por muitos como a melhor ginasta da história voltou a impressionar o mundo. A norte-americana executou na perfeição o salto mais difícil, segundo o código de pontuação feminino da Federação Internacional de Ginástica.

No seu regresso à competição, depois de ter estado afastada durante dois anos, a atleta de 26 anos voltou a impressionar, em Antuérpia, na Bélgica. Quando partiu para a prova de salto, o placard já indicava que Biles iria tentar o mítico movimento. A ginasta não desiludiu e executou-o com maestria, somando à sua pontuação total mais 15,266 pontos. Mestria tal que agora esse mesmo gesto técnico se chama Biles II.

EUA tentam o ouro esta quarta-feira

Na totalidade, a norte-americana arrecadou 58,865 pontos e contribuiu assim para o sucesso dos EUA no primeiro dia da classificação feminina por equipas no Campeonato do Mundo de ginástica artística. Esta quarta-feira, Biles e companhia vão em busca da medalha de ouro.

Simone Biles já se sagrou campeã mundial por 19 vezes e é neste momento tetracampeã olímpica. As 25 medalhas que arrecadou na carreira, sete das quais em Jogos Olímpicos, fazem dela a ginasta mais medalhada da história.

Últimas