Desporto

"Cometi um erro": presidente da Federação espanhola pede desculpa após beijo polémico

Depois da final do Mundial de futebol feminino, no momento em que as atletas vencedoras estavam a receber as medalhas comemorativas, Luis Rubiales beijou na boca e abraçou Jenni Hermoso.

SIC Notícias

Luís Rubiales pediu desculpa por ter beijado a jogadora da seleção Jenni Hermoso. O Presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF) reconheceu que devia ter tido outra conduta, mas justifica que o impulso foi motivado pelo entusiasmo e boa relação que tem com a atleta.

“Há uma questão que tenho a lamentar”, começou por dizer o dirigente num vídeo partilhado pela RFEF. Luis Rubiales prosseguiu sublinhando que tem uma “relação fantástica” com a jogadora em questão, mas que, ainda assim, cometeu um erro.

Explicou que tudo aconteceu num contexto de “alegria extrema” sem qualquer “má intenção nem má-fé”.

“Aconteceu o que aconteceu de forma espontânea e sem má-fé de nenhuma das partes, repito. Não percebemos o que se passava, porque para nós foi algo normal”, justificou.

“É preciso tirar uma lição”

Vincou que tinha de pedir desculpa porque a situação “causou rebuliço” e levou a que muitas pessoas “ficassem incomodadas”. Luis Rubiales assumiu ainda que “é preciso tirar uma lição” do sucedido: “Preciso de perceber que como presidente de uma instituição tão importante como a Federação, sobretudo em cerimónias e nestas questões, é preciso ter mais cuidado”.

Tudo aconteceu este domingo, no Estádio Austrália, em Sidney, após a Seleção espanhola ter vencido, por uma bola a zero, a equipa inglesa na final do Mundial de futebol.

Após o término do encontro, no momento em que as atletas vencedoras estavam a receber as medalhas comemorativas, Luis Rubiales beijou na boca e abraçou Jenni Hermoso, tendo o momento ficado registado em vídeo.

Reações surgiram de imediato

De imediato, começaram a surgir reações nas redes sociais, com muitas pessoas a dizerem que o presidente teve um comportamento abusivo. Quando a equipa espanhola recolheu aos balneários, a jogadora afirmou, num vídeo em direto no Instagram, que não gostou da atitude de Rubiales, mas que nada poderia ter feito para a evitar.

Porém, mais tarde Jenni Hermoso veio dizer que o gesto foi consentido e espontâneo.

"O presidente e eu temos uma grande relação, o comportamento deles com todas nós foi sempre dez em dez e foi um gesto natural de carinho e de agradecimento”, vincou.

Antes do pedido de desculpa em vídeo, o dirigente havia dito ao jornal Marca que não se podia “fazer caso a idiotices” e que “há idiotas em toda a parte”, desvalorizando o sucedido.


Últimas