O Diário de Sevilha avança, esta segunda-feira, que o FC Porto e o Anderlecht, da Bélgica, foram alvo de uma burla informática, no ano passado. Ao todo, os “dragões” terão perdido 90 mil euros.
Os dois clubes de futebol integram o grupo de empresas europeias que foram burladas, num esquema informático de uma rede sediada no sul de Espanha, intitulada de “Man in the Middle” (em português, “O homem no meio”).
A organização criminal terá obtido mais de dois milhões de euros e o Anderlecht deverá ter perdido meio milhão de euros.
O esquema consistia na interceção de comunicações eletrónicas entre fornecedores e clientes e tinha como objetivo aceder à documentação trocada, habitualmente, em faturas.
Assim que conseguem o acesso aos documentos, os “hackers” informam que determinado pagamento deve ser feito para uma conta bancária por eles fornecida. Feita a transferência, o dinheiro é rapidamente distribuído por outras contas, perdendo-se assim o rasto do mesmo.
Além dos dois clubes, a rede criminosa lesou outras empresas um pouco por toda a Europa, tendo sido a denúncia de uma cadeia de perfumarias a estar na origem da investigação, intitulada Lucus, que resultou na detenção de sete pessoas em Sevilha.