Desporto

FIFA discute aumento do tempo de compensação em março

Após o exemplo no Mundial 2022, no Qatar, em que os árbitros deram tempos de compensação maiores do que o usual nos jogos, para respeitar o tempo útil de jogo, a FIFA vai discutir a implementação da mesma prática dia 4 de março.

Canva

SIC Notícias

Lusa

O International Board (IFAB), organismo que define as regras do futebol, vai discutir na sua reunião anual, em 4 de março, as alterações que visam aumentar o tempo útil de jogo, informou esta quarta-feira a FIFA.

O aumento dos minutos de compensação, após o fim dos 90 minutos regulamentares, foi testada no Mundial2022, no Qatar, com várias partidas a contarem com mais de 10 minutos extra, para compensarem o tempo perdido quando há comemorações de golos, lesões, análises do videoárbitro (VAR) e substituições.

O objetivo é "criar condições mais justas para ambas as equipas ao nível do tempo disponível num jogo, com particular enfoque num cálculo mais rigoroso do tempo adicional", realçou a FIFA, que pode lançar as novas regras já no início da próxima temporada.

O caso português

O tempo útil de jogo é um dos maiores calcanhares de aquiles em do futebol português, com constantes táticas de lesões fingidas para perda de tempo favorável ao resultado da equipa em vantagem.

Nesta época 22/23, o jogo com mais tempo útil da Primeira Liga foi o SL Benfica vs. Casa Pia, na 19ª jornada, que contabilizou 65 minutos de tempo útil num jogo com 94 minutos no cronómetro.

Últimas