Desporto

Fórmula 1: o que é o halo e como foi fundamental para evitar mortes trágicas

Dois acidentes violentos marcaram o fim de semana de competição no GP da Grã-Bretanha. Duas mortes evitadas pelo halo em poucas horas.

O fim de semana de competição nos desportos motorizados ficou marcado por dois violentos acidentes nas corridas de Fórmula 1 (F1) e Fórmula 2 (F2), no Grande Prémio da Grã-Bretanha.

No domingo, um acidente com o chinês Zhou Guanyu (Alfa Romeo) na primeira volta interrompeu a 10.ª prova do Campeonato do Mundo de F1.

O carro de Zhou foi varrido pelo monolugar de George Russell (Mercedes), capotando e derrapando ao contrário até embater na barreira que separa a pista da bancada, levando à mostragem da bandeira vermelha, na sequência do acidente que atingiu ainda Alexander Albon (Williams).

Today was a reminder that F1 remains a high-speed, high-risk sport that is always right on the edge.

We are so thankful to the advances in safety that mean both Zhou Guanyu and Alex Albon are safe and well. pic.twitter.com/BJ8PPDG2av

— Formula 1 (@F1) July 3, 2022

Horas antes, o início da 7.ª prova do Campeonato do Mundo de F2 ficou também marcado por um acidente aparatoso que envolveu Roy Nissany (DAMS) e Dennis Hauger (Prema).

O incidente de domingo aconteceu quando os dois pilotos disputavam a posição. Nissany forçou Hauger a ir para fora da pista. O norueguês não conseguiu travar com eficácia e foi embater no monolugar do israelita, acabando por ficar por cima do carro do adversário.

Both Roy Nissany and Dennis Hauger walked away from this scary incident #BritishGP #F2 pic.twitter.com/URWV64LGQe

— Formula 2 (@Formula2) July 3, 2022

Dois acidentes que não tiveram consequências trágicas, devido à existência do halo.

O QUE É O HALO?

É uma barra de titânio em forma de triângulo que fica no topo do cockpit (compartimento destinado ao piloto) do carro e envolve a cabeça do piloto. A estrutura é coberta de fibra de carbono e pesa cerca de sete quilos.

Foi concebido para suportar um peso até 12 toneladas, o equivalente a, por exemplo, um autocarro londrino de dois andares.

QUANDO E PORQUE FOI INVENTADO?

O halo foi projetado com o objetivo de aumentar a segurança dos pilotos depois de terem ocorrido três acidentes mortais no espaço de seis anos.

  • Em 2009, Henry Surtees morreu após um acidente numa corrida de F2;
  • Em 2014, Jules Bianchi não resistiu aos ferimentos provocados por um acidente no Grande Prémio do Japão – foi a primeira morte de um piloto de F1 desde o acidente mortal de Ayrton Senna, em 1994;
  • Em 2015, Justin Wilson morreu após ter batido num muro, numa prova do IndyCar.

Surtees e Wilson morreram depois de terem sido atingidos na cabeça por destroços de outros carros.

O halo foi então criado e testado pela primeira vez em 2016 na Fórmula 1, para proteger essencialmente a cabeça dos pilotos de destroços e de capotamento do carro.

A RESISTÊNCIA À BARRA DE PROTEÇÃO

O halo demorou algum tempo para ser introduzido, uma vez que muitas figuras do mundo do automobilismo se opuseram à “entrada” da barra de proteção.

O antigo líder da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, foi uma das personalidades que se mostrou contra o halo.

“As pessoas não estavam felizes com a estética. Não gostavam que houvesse uma grande barra sobre a cabeça do piloto”, explicou o comentador de F1 Harry Benjamin, à Radio 1 Newsbeat.

Harry Benjamin disse também que “outro argumento era se estava a afetar a visibilidade do piloto. No entanto, nos últimos anos, as pessoas acostumaram-se”.

Lewis Hamilton foi um dos pilotos que se mostrou desagradado e disse, em 2016, que o halo era a “modificação de pior aparência” na história do automobilismo.

No entanto, em 2021 o piloto britânico assumiu que a barra de proteção lhe salvou a vida no Grande Prémio da Itália de F1.

Otro más.

Esta vez con el accidente ente Hamilton y Verstappen en Monza. No veo mala intención por parte del canal porqué están usando momentos claves de la temporada que uno de sus canales ha estado transmitiendo, pero entiendo la molestia de Red Bull.

pic.twitter.com/bCPmLSPAGF

— El Otro Lado De Las Carreras 🏁 (@OtroLadoBLOG) December 10, 2021
Últimas