O Arsenal oficializou esta terça-feira a contratação do jovem futebolista Fábio Vieira ao FC Porto.
O anúncio foi feito através de uma publicação nas redes sociais.
Fábio Vieira vai, assim, reforçar o quinto classificado da última edição da Premier League, juntando-se no Arsenal aos compatriotas Cédric Soares e Nuno Tavares.
Na passada sexta-feira, os “dragões” tinham anunciado um princípio de acordo com os “gunners”, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
“A Futebol Clube do Porto — Futebol, SAD vem informar o mercado que chegou a um princípio de acordo com o Arsenal FC para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva do jogador profissional de futebol Fábio Vieira pelo valor de 40ME (quarenta milhões de euros), sendo que destes, 5 ME (cinco milhões de euros) estão dependentes da concretização de objetivos desportivos”, lê-se.
Fábio Vieira, que vai vestir a camisola 21 do Arsenal, mostrou-se entusiasmado com a transferência, referindo que é um “passo importante” para a sua carreira.
“O Arsenal é um clube histórico e um dos maiores do mundo. Todos sabem que o Arsenal é uma equipa fantástica. Esse foi um dos fatores que me levou a escolher o Arsenal, porque eu gosto da maneira como a equipa joga e estou ansioso por começar”, disse, em declarações divulgadas pelo sítio oficial do clube inglês.
O médio descreveu-se como um futebolista que gosta de atacar e de encontrar espaços entre linhas, de modo a conseguir efetuar assistências ou marcar.
“Sinto que é o passo certo na minha carreira. Penso que será muito bom para mim e não tenho nenhum arrependimento. Estou entusiasmado por estar aqui”, frisou.
O jogador de 22 anos abandona o FC Porto depois de dois anos completos na equipa principal, tendo registado 39 jogos, sete golos e 16 assistências na última temporada, que terminou com os ‘dragões’ a conquistarem o título nacional e a Taça de Portugal.
Na I Liga, o esquerdino esteve 27 jogos, tendo contribuído com seis golos e 14 passes decisivos.
Vieira, que tanto pode atuar a médio ofensivo como também como segundo avançado, é internacional jovem por Portugal e ingressou nos escalões de formação do FC Porto com apenas oito anos, tendo integrado a equipa que, em 2018/19, conquistou a UEFA Youth League.
O treinador do Arsenal, o espanhol Mikel Arteta, acredita que o jogador português vai acrescentar qualidade aos ‘gunners’.
“Estou muito entusiasmado por conseguirmos um talento tão especial. O Fábio é um jogador criativo, que vai trazer qualidade e versatilidade ao nosso ataque. Estou ansioso por começar a trabalhar com ele”, disse.