Desporto

Piloto russo de 15 anos faz saudação nazi após vencer prova em Portimão

Veja o vídeo do momento que aconteceu durante o fim de semana, no Campeonato Mundial de Karting.

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) abriu uma investigação ao caso do jovem russo de 15 anos que fez uma saudação nazi no Campeonato Mundial de Karting, que decorreu este fim de semana, em Portimão.

Artem Severiukhin foi filmado a estender o braço, replicando uma saudação nazi, e depois a rir-se.

O momento aconteceu quando estava no pódio, após ter conquistado o primeiro lugar no escalão etário 11-15 do campeonato da FIA.

O gesto foi feito na altura em que estava a ser tocado o hino nacional de Itália, país pelo qual o antigo campeão júnior russo está agora a competir.  

Citada pela agência Associated Press, a FIA refere que “lançou imediatamente uma investigação à conduta inaceitável de Artem Severiukhin”. 

A organização adiantou ainda que “irá comunicar brevemente as diligências que serão tomadas neste caso”.

Igualmente em comunicado, a equipa Ward Racing deu conta da “rescisão do contrato de corrida” com Severiukhin, por “não ver possibilidade de prosseguir com a atual cooperação”, pedindo desculpa a todos os que se sentiram ofendidos ou angustiados com o ocorrido.

“A Ward Racing está profundamente envergonhada com o comportamento do piloto, que condena da forma mais forte possível […] . As suas ações foram pessoais e não representam, de maneira alguma, a visão e os valores da Ward Racing. Pelo contrário, a Ward Racing apoia a comunidade internacional na condenação à invasão da Ucrânia pela Rússia”, lê-se na mensagem da formação sueca.

O kartódromo portimonense, anexo ao Autódromo Internacional do Algarve (AIA), acolheu entre sexta-feira e domingo a primeira das seis etapas do campeonato europeu de karting, nas categorias de OK e OK-Júnior (entre os 11 e os 15 anos).

Últimas