Desporto

Buscas no Benfica, P. Ferreira, V. Setúbal e Desportivo das Aves

A Polícia Judiciária do Porto está a fazer buscas à SAD do Benfica, no Estádio da Luz, e ainda ao Paços de Ferreira, Desportivo das Aves e Vitória de Setúbal. Em causa estão alegados crimes de corrupção desportiva e fraude fiscal. O clube da Luz já reagiu em comunicado.

AI Project

Última atualização às 13:05

No total, estão em curso 24 buscas. No âmbito da operação Mala Ciao, a PJ investiga alegados subornos feitos a jogadores, viciação de resultados e empréstimos a jogadores.

A Procuradoria-Geral Distrital do Porto confirmou entretanto a investigação de factos "suscetíveis de integrar os crimes de corrupção ativa e passiva, tráfico de influência e oferta ou recebimento indevido de vantagem".

No âmbito do inquérito do Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto foi determinada a realização de "14 buscas domiciliárias e 10 não domiciliárias, quatro das quais a sociedades desportivas", nas comarcas de Viana do Castelo, Braga, Bragança, Porto, Porto Este, Lisboa e Setúbal.

A investigação debruça-se sobre jogos da época que agora terminou.

Também agentes desportivos estão neste momento a ser alvo de buscas, serão intermediários deste alegado esquema de corrupção.

A reação do Benfica

Em comunicado publicado no site oficial, o Benfica confirma que, "no âmbito de um processo de investigação em curso com base numa denúncia anónima efetuada no Porto, foi hoje recolhida informação junto da SAD do clube por parte de uma equipa da Policia Judiciária, ao mesmo tempo que foram fornecidos todos os esclarecimentos solicitados".

A SAD encarnada "reitera a sua total disponibilidade em colaborar com as autoridades" e que "sempre pautou a sua conduta por um escrupuloso respeito da legalidade".

Últimas