Segundos classificados dos seus grupos, os clubes lusos ainda podem encontrar Atlético de Madrid, Arsenal, Juventus, Borussia Dortmund e Mónaco, sendo que ainda há a hipótese Leicester, para os encarnados, e Nápoles, para os dragões.
Fora do radar dos dois representantes lusos, estão Real Madrid, Bayern Munique, Paris Saint-Germain, Manchester City, Bayer Leverkusen e Sevilha, os outros clubes que se qualificaram como segundos classificados.
Para os clubes lusos, os adversários que enfrentaram os rivais na fase de grupos seriam os menos maus, o Leicester para o Benfica e o Nápoles para o FC Porto, juntamente com o Mónaco, de Leonardo Jardim, Bernardo Silva e João Moutinho.
Entre os restantes, o Atlético de Madrid, de Tiago, o Arsenal, a Juventus e o Borussia Dortmund, de Raphael Guerreiro, seriam bem mais complicados, mas não tanto como o 'monstro' FC Barcelona, de André Gomes, a equipa com mais títulos europeus na última década.
Nos oitavos de final da edição 2016/17 da Liga dos Campeões, os dois clubes lusos começam em casa, a 14, 15, 21 ou 22 de fevereiro de 2017, e jogam a segunda mão em reduto alheio, a 7, 8, 14 ou 15 de março.
Lusa