Em declarações reproduzidas pelo portal brasileiro UOL, o médico do antigo líder da FIFA, João Mansur, explicou que Havelange sofria de uma infeção pulmonar, que se agravou e caminhou para uma infeção generalizada. Esta foi a causa da morte do antigo presidente da FIFA, que estava internado no hospital Samaritano, no Rio de Janeiro.
João Havelange, que foi presidente da FIFA de 1974 a 1998, naquele que é o segundo mandato de maior duração à frente do organismo, apenas superado pelo francês Jules Rimet (1921-1954), estava internado com problemas respiratórios.
O antigo dirigente renunciou em 2011 à sua condição de membro do Comité Olímpico Internacional (COI) e, em abril de 2013, ao cargo de presidente honorário da FIFA face ao escândalo de que terá recebido subornos de uma empresa de marketing na década de 90.
Antes de ser conhecido mundialmente como presidente da FIFA (Federação Internacional de Futebol), João Havelange desempenhou papéis de relevo em várias áreas do desporto, inclusive como atleta.
Praticante de futebol e natação, modalidade que o levou a competir nos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936 nos 400 e 1500 metros livres, Havelange teve o seu apogeu desportivo como jogador de polo aquático, tendo conquistado a medalha de bronze no torneio Pan-Americano da Cidade do México em 1955, além da participação nos Jogos de Helsínquia de 1952.
Com Lusa