"Para ele [Zidane] é como vencer o 'jackpot' da lotaria. É uma loucura", começou por dizer o técnico, de 66 anos, duas vezes vencedor da Liga dos Campeões em futebol, pelo Borussia Dortmund (1997) e Bayern Munique (2001).
Hitzfeld não poupou críticas à escolha, anunciada na segunda-feira, com o antigo internacional francês a substituir no cargo o espanhol Rafa Benítez, dizendo que Zidane "está apenas a viver do nome que granjeou enquanto futebolista".
A única experiência de Zinedine Zidane no comando técnico cinge-se a 18 meses à frente da equipa B do Real Madrid, o Castilla, competindo nas divisões secundárias do futebol espanhol.
"Zidane não provou nada como treinador e agora tem a cargo as maiores estrelas do mundo. É uma tarefa incrivelmente difícil, mas desejo-lhe o melhor", referiu ainda Ottmar Hitzfeld.
O percurso de Zidane assemelha-se ao de Pep Guardiola, atual técnico do Bayern Munique, que chegou ao Barcelona proveniente da equipa B e levou os catalães a conquistarem em poucos anos tudo o que era possível.
Para Hitzfeld um grande jogador não é sinónimo de grande treinador: "tudo depende da sua autoridade natural para liderar".
Lusa