Desporto

FIFA escolhe meses de inverno como datas alternativas para o Mundial 2022

A FIFA escolheu os meses de janeiro e fevereiro  ou novembro e dezembro como datas alternativas para a realização do Mundial  de futebol de 2022 que decorrerá no Qatar. 

(Arquivo Reuters)
© Arnd Wiegmann / Reuters

As datas, anunciadas hoje em comunicado, foram escolhidas durante a  primeira reunião de um grupo de trabalho da FIFA encarregado de estudar  o calendário para 2018/2024. 

As críticas que surgiram devido às altas temperaturas que se verificam  no Qatar no verão levaram a que a FIFA iniciasse consultas com as partes  interessadas quanto à possibilidade do campeonato se disputar na estação  invernal. 

Em maio, o presidente da FIFA, Joseph Blatter - que hoje anunciou a  sua recandidatura - considerou que jogar o Mundial de 2022 no verão seria  "um erro" e admitiu que o mais provável será realizar a competição no inverno.

Também o presidente da UEFA, Michel Platini, já se manifestou favorável  a realização do Mundial durante os meses de inverno. 

O grupo de trabalho da FIFA, que junta representantes de toda a "família  do futebol", volta a reunir em novembro para analisar o impacto das novas  datas nas restantes competições. 

  Lusa

Últimas