Desporto

Ajax vence Benfica na Eusébio Cup 

Os holandeses do Ajax venceram hoje a Eusébio Cup ao derrotar o Benfica, por 1-0, num jogo marcado pelo desperdício de uma grande penalidade por parte do futebolista Franco Jara e pelo desacerto defensivo "encarnado". 

A equipa do Benfica viaja hoje para a Suíça para disputar dois encontros  a contar para a Valais Cup. 
MÁRIO CRUZ

Assente em 4-1-3-2, o Benfica, claramente a meio-gás, deu alguns sinais positivos no capítulo ofensivo, sobretudo nas jogadas pelos flancos protagonizadas por Sálvio e Gaitan, mas no sector defensivo ficou claro que o treinador Jorge Jesus terá ainda muito trabalho pela frente. 

A dupla de centrais de hoje, César e Sidnei, quando pressionada e no um-para-um, tornou-se uma barreira fácil de ultrapassar, dada a falta de mobilidade dos dois jogadores, como ficou visível aos 40 minutos, quando Kishna inaugurou o marcador, depois de uma série de ressaltos, em que César ficou a ver jogar e Artur foi incapaz de segurar a bola. 

Antes os "encarnados" até tiveram seis oportunidades de golo - Gaitan, aos 07 minutos, Talisca, aos 11 e aos 24, Cardozo, aos 17 e aos 32, e Sálvio, aos 20 -, mas nenhum foi capaz de "bater" o guarda-redes Vermeer. 

O Ajax, em 4-2-3-1, mostrou uma interessante fase de construção, na qual Schone era claramente o motor da equipa, e os holandeses só não provocaram mais "estragos" por nítida falta de entrosamento com Klaassen e Arek Milik.

No segundo tempo, Jorge Jesus mexeu na frente de ataque, fez entrar Ola John, Jara e Derley, no meio campo trocou Rúben Amorim por João Teixeira, e pouco depois estreou Eliseu no flanco esquerdo e o avançado Bebé.   

Sem Gaitan e Lima, os "encarnados" perderam a fraca chama que tiveram nos primeiros 45 minutos e pouco fizeram para incomodar a defesa holandesa, embora tivessem disposto de mais posse de bola. Ficou claro que os jogadores quiseram "mostrar serviço", mas não souberam como fazê-lo.   

Aos 85 minutos, o Benfica teve oportunidade de empatar o encontro, de grande penalidade, mas Franco Jara, com um remate fraco e denunciado, permitiu a defesa de Vermeer. 

Com este resultado o Benfica eleva para três as derrotas durante a pré-época, depois de ter sido batido por Sporting, na Taça de Honra da Associação de Futebol de Lisboa (onde venceu o Estoril-Praia, por 1-0), e Marselha, num particular em França.  

 

Jogo realizado no Estádio da Luz, em Lisboa. 

Benfica - Ajax, 0-1. 

Ao intervalo: 0-1. 

Marcadores: 

 0-1, Kishna, 40 minutos. 

Equipas: 

 - Benfica: Artur (Paulo Lopes, 78), Maxi Pereira (João Cancelo, 63),

César, Sidnei, Benito (Eliseu, 63), Salvio (Bebé, 69), Rúben Amorim (João

Teixeira, 46), Talisca (André Almeida, 75), Gaitán (Ola John, 46), Lima

(Franco Jara, 46) e Cardozo (Derley, 46). 

(Suplentes: Paulo Lopes, João Cancelo, Marcos Valente, André Almeida,

Eliseu, João Teixeira, Derley, Ola John, Franco Jara e Bebé). 

Treinador: Jorge Jesus. 

 - Ajax: Vermeer, Ligeon, Der Hoorn, Moisander, Boilesen, Schone, Viergever,

Lucas Andersen, Klaassen, Arek Milik e Kishna (Sheraldo Becker, 88). 

(Suplentes: Norbert Alblas, Van Bruggen, Danny Bakker, Queensy Menig

e Sheraldo Becker). 

Treinador: Frank de Boer. 

Árbitro: Hugo Miguel (Lisboa). 

Ação disciplinar: cartão amarelo para Gaitan (15). 

 Assistência: 25.240 espetadores. 

Lusa

Últimas