Além de Ryan Giggs, que acumulou as funções de jogador e treinador interino no final de época, após a saída de David Moyer, na equipa técnica do holandês estarão também Frans Hoek e Marcel Bout, acrescenta o comunicado do Manchester United.
"Com Louis van Gaal asseguramos os serviços de um dos extraordinários treinadores nos dias de hoje. Conquistou tantas coisas na sua carreira e Old Trafford é um palco adequado para escrever novos capítulos na história do Manchester United", disse o vice-presidente dos "red devils", Ed Woodward.
Louis van Gaal, de 62 anos, que ao longo da sua carreira esteve à frente de clubes europeus de topo, como são os casos do Ajax, FC Barcelona ou Bayern Munique, mas também no comando da seleção holandesa, assumirá o cargo a seguir ao Mundial 2014.
O técnico conquistou campeonatos e taças nos três países (Holanda, Espanha e Alemanha), bem como a Liga dos Campeões (com o Ajax em 1994/95), a Taça UEFA (Ajax em 1991/92), duas supertaças europeias (1995 e 1997), e a Taça Intercontinental (1995).
No Mundial 2014, no Brasil, ainda será Louis van Gaal a comandar a seleção holandesa, que integra o grupo B juntamente com a Espanha, campeã mundial e bicampeã europeia, Chile e Austrália.
Nos "red devils", que esta época, após a saída de Alex Ferguson e a entrada de David Moyes, terminaram em sétimo e sem obterem um lugar nas competições, Van Gaal terá o apoio de Giggs, jogador que nos últimos quatro jogos assumiu funções interinas.
Do lado do clube, Ed Woodward sublinhou a satisfação por van Gaal ter Ryan Giggs como assistente: "a ligação de Ryan ao clube espalha-se por duas décadas. O seu conhecimento e desenvolvimento serão de uma grande ajuda para Louis".
Por seu turno, o treinador holandês disse que sempre foi um desejo "trabalhar na 'Premier League'".
"Trabalhar para o Manchester United, o maior clube do Mundo, deixa-me muito orgulhoso. Já estive em jogos em Old Trafford antes e sei a arena fantástica que é, com adeptos apaixonados. O clube tem ambições, eu tenho grandes ambições. Estou certo de que, juntos, faremos história", sublinhou o treinador.
Já Ryan Giggs, que terminou a carreira de futebolista aos 40 anos, depois de na última temporada ter então assumido a equipa já nos últimos jogos e quando ainda era jogador, o sentimento é de satisfação.
"Estou fascinado por poder trabalhar com um treinador de classe mundial como Louis van Gaal, sei que aprender muito, ao observar e contribuir de forma tão próxima. O Manchester United é uma grande parte da minha vida e estou deliciado por continuar esta relação num papel tão importante", salientou Giggs.
Com Lusa