João Sousa, que na semana passada figurava na 49. posição, a melhor de sempre ocupada por um tenista português, foi ultrapassado pelo alemão Florian Mayer, que protagonizou uma das maiores ascensões da semana, ao subir sete lugares.
Nadal manteve-se na liderança da classificação masculina, depois de na semana passada ter destronado do comando o sérvio Novak Djokovic, conseguindo regressar ao topo da hierarquia mundial 101 semanas depois de a ter ocupado pela última vez.
Djokovic continua a ocupar a segunda posição, relativamente próximo de Nadal e com quase o dobro dos pontos do terceiro posicionado, o espanhol David Ferrer, que esta semana ultrapassou o britânico Andy Murray, atual quarto colocado.
A vantagem da norte-americana Serena Williams no comando da classificação feminina é bastante mais confortável, com mais 5.000 pontos do que a bielorrussa Victoria Azarenka, segunda classificada, enquanto a russa Maria Sharapova ocupa o terceiro lugar.
Michelle Larcher de Brito continua a ser melhor representante portuguesa, apesar de ter caído um posto (de 106. para 107.), à frente da compatriota Maria João Koehler, que desceu da 121. para a 123. posição.
Lusa