Cultura

"Assediava sexualmente miúdos": ex-alunos acusam António Capelo de ser "egocêntrico" e "vingativo"

Algumas das denúncias terão chegado à direção da ACE Escola de Artes, no Porto, onde dava aulas, mas, aparentemente, nenhuma queixa foi apresentada na polícia ou no ministério público. 

Diana Pinheiro

O ator António Capelo está a ser acusado, por ex-alunos, onde é docente, e jovens, de assédio sexual, mas à SIC garante estar a ser vítima de julgamentos na praça pública. No final da semana passada, apresentou uma queixa-crime por difamação no Ministério Público. 

Às duas contas do Instragram que expuseram o caso chegaram, em pouco tempo, dezenas de denúncias, algumas semelhantes. 

Primeiro, vinham os pedidos de amizade nas redes sociais e depois convites para a casa do ator. 

"Ligava-me e eu não atendia. Mandava-me mensagem todos os dias. Todos os dias havia uma discussão porque eu não lhe dava o que ele queria", lê-se numa das denúncias. 

Noutra, é denunciado o seguinte: "Este senhor não era só egocêntrico, era vingativo, assediava também moralmente as pessoas de quem não gostava (principalmente mulheres) e assediava sexualmente miúdos". 

Algumas das denúncias terão chegado à direção da ACE Escola de Artes, no Porto, onde dava aulas, mas, aparentemente, nenhuma queixa foi apresentada na polícia ou no ministério público. 

Ator nega denúncias

À SIC, o ator e antigo professor da Academia Contemporânea do Espetáculo garante estar a ser vítima de julgamentos em praça pública e que sempre teve uma postura dura, mas adequada enquanto dava aulas. 

Decidiu apresentar uma queixa-crime por difamação no final da semana passada e afastar-se das funções de direção na escola de artes. 

Ao Bloco de Esquerda, partido que António Capelo apoiou publicamente durante anos, chegou também uma denúncia de um caso com mais de uma década. 

Além de repudiar a prática de assédio sexual, o partido fez questão de frisar que o ator nunca foi aderente do BE. 

Recentemente, Capelo manifestou apoio público a Manuel Pizarro, candidato à autarquia do Porto. Contactada, a assessoria diz que não vai reagir por tratar-se apenas de um apoiante entre milhares. 

António Capelo, de 69 anos, ficou conhecido pelo trabalho desenvolvido em diversas telenovelas e no teatro. 

Últimas