Cultura

Filme "Conclave" é o mais nomeado para os BAFTA, portuguesa Laura Carreira fica de fora

O filme "Conclave" lidera as nomeações para os BAFTA. "Emilia Pérez" e "O Brutalista" também estão entre os filmes mais nomeados pela Academia Britânica de Cinema.

Sílvia Lima Rato

A história sobre os bastidores da sucessão do Papa convenceu, no que às nomeações diz respeito, a Academia Britânica de Cinema. "Conclave" está indicado em 12 categorias, entre elas as mais importantes: Melhor Filme, Melhor Filme Britânico, Melhor Realizador (Edward Berger), Melhor Ator (Ralph Fiennes), Melhor Atriz Secundária (Isabella Rossellini) e Melhor Argumento Adaptado.

"Emilia Pérez" é o 2.º filme mais nomeado

"Emilia Pérez", que tem feito uma boa temporada de prémios, como os Globos de Ouro e os Prémios do Cinema Europeu, tem menos uma indicação, 11, também em categorias relevantes. No elenco, destacam-se Melhor Atriz para Karla Sofia Gascón e, nas secundárias, Zoe Saldana e Selena Gomez. O filme também está indicado para Melhor Realizador (Jacques Audiard), Melhor Argumento Adaptado, Melhor Filme e Melhor Filme em Língua Não Inglesa.

A história acompanha um líder de um cartel de droga que desaparece para se tornar a mulher que sempre quis ser.

"Ainda Estou Aqui"

O brasileiro "Ainda Estou Aqui", que retrata uma história real durante a ditadura militar, também está indicado para Melhor Filme em Língua Não Inglesa.

"O Brutalista" é o 3.º com mais nomeações

No pódio dos mais nomeados, segue-se "O Brutalista", com nove indicações. Entre elas, Melhor Filme, Melhor Realizador (Brady Corbet), Melhor Ator (Adrien Brody), no papel de um judeu que tenta uma nova vida nos EUA no pós-Segunda Guerra Mundial, e também os secundários Guy Pearce e Felicity Jones.

Filme de Laura Carreira não foi nomeado

O filme da portuguesa Laura Carreira, "On Falling", chegou aos finalistas, mas não conseguiu estar entre os cinco nomeados para Primeiras Obras.

Os prémios da Academia Britânica de Cinema serão entregues no dia 16 de fevereiro, em Londres.

"O Brutalista" e "Emilia Pérez" são os filmes do ano dos Globos de Ouro

Últimas