O apresentador e empresário brasileiro Silvio Santos, que passou de vendedor ambulante a proprietário de um império empresarial que inclui um dos maiores canais de TV do país, morreu aos 93 anos, informou a sua emissora SBT este sábado.
"Hoje o céu está feliz com a chegada do nosso querido Silvio Santos", disse o SBT no X. "Descanse em paz, você será sempre eterno em nossos corações".
O apresentador estava internado em São Paulo desde o início de agosto, após um quadro de H1N1, avança o jornal brasileiro O Globo.
Silvio Santos, nome artístico que Abravanel adotou para a sua carreira mediática, fundou na década de 1980 o canal SBT, uma das três emissoras de TV mais assistidas do Brasil e durante anos o único verdadeiro concorrente em audiência da TV Globo, um dos maiores grupos de média do continente americano.
Ao contrário de outros magnatas de média, Silvio Santos também era um showman, apresentando regularmente os seus próprios programas de TV até cerca de 2022.
Organizou com sucesso programas de jogos que se tornaram muito populares entre famílias de baixo rendimento. Um de seus truques era jogar aviões de papel feitos de notas de dinheiro para o público, que lutava para os apanhar.
Filho de imigrantes judeus sefarditas do antigo Império Otomano que se estabeleceram no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, Abravanel começou a trabalhar ainda adolescente vendendo nas ruas proteções plásticas para cartões.