O artista português Alexandre Farto, conhecido como Vhils, inaugurou, esta quarta-feira, um mural no Aeroporto de Paris-Orly, em França. A obra, criada com mais de 11 mil azulejos, fica na estação de metro do aeroporto.
Numa publicação feita, esta tarde, na rede social Instagram, o artista declarou-se “honrado” com o projeto.
O primeiro-ministro português, Luís Montenegro – que estava em França para um encontro com o presidente francês Emmanuel Macron – marcou presença na inauguração.
“Tive o privilégio de revelar o meu mural ‘Strates Urbaines’ na presença do primeiro-ministro português”, referiu Vhils na publicação.
Também na página do Governo português na rede social X foram publicadas imagens do momento e da obra de arte e é adiantado que, para o artista, este foi “um trabalho de amor nos últimos três anos".
Em declarações aos jornalistas, Luís Montenegro afirmou que a obra de Vhils “enobrece” Portugal e a cultura portuguesa, comparando o feito com a vitória da seleção portuguesa de futebol, no campeonato europeu, no dia anterior.
“[Tem] o mesmo espírito de conquista, inovação, criação, de fazer bem e mostrar que fazemos bem", declarou Montenegro.
O mural, refere o primeiro-ministro, estará agora “disponível para milhões de pessoas que inevitavelmente vão apreciar, olhar e desfrutar"