Cultura

Rock in Rio 2024: acessibilidade e mobilidade condicionada melhorou?

Vem à cidade do rock e precisa de saber mais sobre acessibilidade e mobilidade condicionada? O festival prometeu trazer as melhores condições possíveis para receber todas as pessoas (sem exceção), mas como é que consegue fazer isso? É a resposta que a SIC Notícias procurou responder junto do Tiago, coordenador de acessibilidade, e Alberto Fernandes, responsável pela versão em Portugal da TotalMobility, empresa parceira do Rock in Rio.

Mariana Guerreiro

Ana Martingo

A 10.ª edição do Rock in Rio Lisboa contou com a melhor acessibilidade de sempre. O festival está pensado ao pormenor para ser o mais inclusivo possível. Quem tem mais dificuldades em se deslocar, ou até pessoas que tenham problemas auditivos, todos são bem-vindos para festejar com tranquilidade.

"Há duas carrinhas que estão a circular entre o Gare do Oriente e a cidade do rock para transportar as pessoas com incapacidade, nomeadamente, as que se deslocam em cadeira de rodas”, explicou, à SIC Notícias, Alberto Fernandes.

Após chegaram ao Rock In Rio são acompanhadas até ao espaço da acessibilidade, onde têm uma equipa à espera para deixar a cadeira de rodas que trazem e sentarem-se numa que tem um dispositivo elétrico. Desta forma, conseguirão percorrer o festival e o terreno com mais facilidade, garantiu a organização.

O festival só vai no segundo dia, mas o feedback tem sido “muito positivo”, referiu Tiago, fazendo ainda referência aos restantes serviços que o festival oferece para outros tipos de mobilidade condicionada.

“Quem tem autismo também já pode vir à cidade do rock. Temos aqui uma sala sensorial para que as pessoas possam se recuperar para curtir o resto do festival”, disse ainda.

“Disponibilizamos plataformas de mobilidade condicionada elevadas e com boa visibilidade para os três palcos, WC acessíveis por toda a Cidade do Rock, áreas de estacionamento dedicado e áreas de apoio com equipa técnica dedicada, onde é possível carregar cadeiras de rodas elétricas e usar as taças com água para cães guia”, lê-se no site do festival.

Só no primeiro dia de Rock in Rio, a organização da acessibilidade e mobilidade condicionada registou números surpreendentes: a operação no dia dos Scorpions ultrapassou a soma dos quatro dias da edição de 2022, revelou, à SIC Notícias, Alberto Fernandes.

Últimas