A Feira do Livro de Lisboa termina no domingo e o balanço provisório é positivo. A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) sublinha um aumento dos visitantes mais jovens.
Um grupo de amigas, estudantes de Engenharia e Arquitetura, fogem dos livros técnicos e refugiam-se nos romances.
"Gostamos de dar opiniões umas às outras sobre o que gostamos de ler", conta uma das visitantes.
Entre estreantes, este ano e repetentes. Há muito por onde escolher.
Com duas semanas de Feira do Livro de Lisboa, o balanço da associação que representa os editores e livreiros aponta para um crescimento de visitantes jovens.
"De ano para ano têm vindo a crescer. Em 2022, um terço dos nossos visitantes eram jovens, o que nos faz acreditar que efetivamente há uma redescoberta do livro e do gosto da leitura", refere Bruno Pacheco, secretário-geral da APEL.
Conhecer as novidades ou ir à caça de promoções, são muitos os atrativos.
Entre os mais jovens, as redes sociais, podem ajudar a criar novos leitores.
A APEL tem com meta atingir um milhão de visitantes. O último fim de semana, com horário alargado e várias iniciativas, ajuda nas contas finais.
O Parque Eduardo VII acolhe a edição 94 da Feira do Livro de Lisboa até domingo.