Cultura

Não percebe o fenómeno Taylor Swift? Aqui ficam algumas curiosidades sobre a maior estrela pop do momento

A passagem de Taylor Swift por Portugal esteve em destaque nos últimos dias, atraindo multidões com dois concertos esgotados no Estádio da Luz, em Lisboa. A cantora norte-americana deixou uma mensagem de agradecimento na rede social Instagram, dizendo que "deixou o coração em Lisboa". Para entender o fenómeno Taylor Swift, vamos conhecer a carreira daquela que é considerada a maior artista da atualidade.

Cristiana Reis

Daniel Fernandes

Em fevereiro deste ano, Taylor Swift subiu ao palco para agradecer o Grammy de Melhor Álbum Pop e fez um anúncio acompanhado de uma mensagem secreta. Com um olhar mais atento, percebemos um gesto discreto que fez com a mão, significando que havia mais a comunicar: o disco seria duplo.

Os fãs de Taylor Swift há muito se acostumaram a encontrar pistas em tudo o que a artista faz. No videoclipe da música "ME!", de 2019, ela deu uma indicação sobre o nome do disco que lançaria alguns meses depois. Isso é apenas uma parte da narrativa que contribui para que, aos 34 anos, seja a artista feminina com mais recordes registados no Guinness, totalizando 69.

É também a cantora com o maior número de ouvintes mensais na plataforma de streaming Spotify, com cerca de 113 milhões. Além disso, detém o recorde do disco de vinil mais vendido e de forma mais rápida nos Estados Unidos. Na primeira semana de maio, foram vendidas cerca de 860 mil cópias de "The Tortured Poets Department", lançado em abril.

Em fevereiro, Taylor Swift tornou-se a primeira artista a vencer a categoria de Álbum do Ano no Grammy quatro vezes, superando nomes como Frank Sinatra, Stevie Wonder e Paul Simon. O recorde de público num concerto, desde o início de sua carreira, ocorreu na "The Eras Tour", quando reuniu 96 mil pessoas numa só noite em Melbourne, na Austrália.

O filme-concerto sobre esta digressão é o mais rentável de sempre na categoria, ultrapassando "This Is It", de Michael Jackson. Em abril, entrou para a lista de multimilionários da Forbes apenas com base nas suas músicas e atuações, arrecadando 500 milhões de dólares com direitos de autor e com as digressões, e outros 500 milhões com o catálogo musical.

Com a "The Eras Tour", Taylor Swift conquistou ainda o título de digressão mais lucrativa de sempre. A tour inclui 152 concertos que percorrem 17 anos de música, materializada em 11 discos, num espetáculo de 3 horas e 15 minutos, composto por um alinhamento de 45 canções. A digressão, que chegou a Portugal, arrancou em março do ano passado nos Estados Unidos e prevê-se que termine em dezembro deste ano no Canadá.

Taylor Swift estreou-se no 'country' em 2006 e, posteriormente, migrou para o pop. Nascida na Pensilvânia, nos Estados Unidos, a biografia que conta as origens e outras histórias da carreira da artista será lançada em 4 de julho, destacando a trajetória daquela que é considerada a maior artista da atualidade.

Últimas