Cultura

Netflix confirma segunda temporada de "Rabo de Peixe"

A primeira temporada de “Rabo de Peixe", baseada num acontecimento real, atingiu o primeiro lugar em Portugal e o sétimo no top 10 mundial. Conta a história de quatro amigos cuja vida sofre uma reviravolta quando uma tonelada de cocaína dá à costa.

Twitter/Tom and Lorenzo

Rita Rogado

SIC Notícias

A Netflix anunciou, esta quinta-feira, que vai haver uma segunda temporada da série portuguesa “Rabo de Peixe”. A primeira temporada, que estreou há menos de um mês, atingiu o primeiro lugar em Portugal e o sétimo no top 10 mundial.

Sem adiantar mais pormenores, a plataforma de streaming escreveu, numa publicação no Instagram:

A travessia ainda não acabou. O fave português de todos nós vai regressar para a segunda temporada”.

A publicação contava já, nos primeiros 30 minutos, com várias reações de atores portugueses.

A reação da equipa? “Algumas lágrimas e alguns gritos”

Em entrevista à SIC, o criador, Augusto Fraga, conta que a notícia foi recebida com euforia, com “algumas lágrimas e alguns gritos”, por toda a equipa e que já estão todos a trabalhar no guião.

O também corealizador da série diz que ainda não se sabe se a segunda temporada vai acontecer na América, em São Miguel ou noutro lado.

Augusto Fraga garante ainda que é bom receber a confirmação de que uma série portuguesa tem valor para estar numa plataforma tão grande como a Netflix.

Baseada num acontecimento real

A série é baseada num acontecimento real que marcou Rabo de Peixe em 2001: o desembarque de cocaína ao largo dos Açores. O thriller conta a história de quatro amigos cuja vida sofre uma reviravolta quando uma tonelada de cocaína dá à costa na pequena vila de São Miguel.

Este acontecimento já tinha sido abordado pela SIC, em agosto de 2019, na Reportagem Especial “A ilha traída pelo mar”.

Realizada por Augusto Fraga e Patrícia Sequeira, foi um dos 10 projetos vencedores do concurso promovido pela Netflix com o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), para argumentistas, lançado em 2020, que teve como objetivo apoiar a produção audiovisual portuguesa no contexto da pandemia.

A série é uma produção Ukbar Filmes.

“Rabo de Peixe” faz história

Lançada a 26 de maio, a primeira temporada de “Rabo de Peixe" atingiu o “ouro” em Portugal e o sétimo lugar no top 10 mundial. É, por isso, a primera série portuguesa na lista das 10 séries não inglesas mais populares.

“Rabo de Peixe” entrou também para os 10 mais vistos em 15 países, como Croácia, Grécia, Jamaica, Polónia, Quénia e Uruguai.

Em entrevista à SIC Notícias na semana passada, Augusto Fraga, criador da história, falava na possibilidade de uma segunda temporada, uma vez que o argumento permitia a continuação.

Augusto Fraga, que é açoriano, mostrou-se ainda surpreendido com os resultados da série. Foi durante a pandemia, e com o trabalho a abrandar enquanto realizador de publicidade, que decidiu avançar com a série.

"Não estava preparada para esta reação do público"

Helena Caldeira, a atriz que interpreta Sílvia na série "Rabo de Peixe", esteve em entrevista à SIC Notícias, para falar sobre o sucesso internacional da produção da Netflix. A atriz de 27 anos garante que foi um enorme desafio e que está muito surpreendida pelo sucesso da série.

"Não estava preparada para esta reação do público, tenho recebido muitos feedbacks, a maioria bons, e não só de pessoas em Portugal, mas também do Brasil e Espanha, que me têm mandado mensagens", revelou.

Últimas