Céline Dion cancelou todos os concertos agendados para 2023 e 2024 devido a uma doença rara, informou a cantora esta sexta-feira nas redes sociais.
O anúncio acontece quatro meses depois de a cantora canadiana ter sido diagnosticada com síndrome da pessoa rígida, problema neurológico que causa espasmos musculares e que tem afetado as suas cordas vocais.
“Lamento muito dececionar-vos mais uma vez”, escreveu Celine Dion, conhecida pelo música do filme “Titanic”, “My heart will go on”.
“Estou a trabalhar muito para recuperar forças, mas fazer digressões pode ser muito difícil mesmo quando se está a 100%”, afirmou.
Em dezembro de 2022, a artista cancelou vários concertos pela mesma razão. A digressão europeia ia acontecer a partir do final de agosto e até ao início de outubro em sete cidades europeias. Outras 17 cidades iam receber o espetáculo já em 2024. Todos os bilhetes comprados serão reembolsados.
O que é a síndrome da pessoa rígida?
É uma doença neurológica rara, que afeta uma pessoa em cada 1 milhão. A maioria dos neurologistas terá contacto apenas com um ou dois casos durante a sua carreira. Para já, há poucos dados e pode levar anos a ser diagnosticada e a adaptar o tratamento. De acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame, os investigadores apontam para uma reação autoimune.
A doença tem provocado a Céline Dion espasmos musculares e tem afetado algumas funções, como o movimento e as cordas vocais. Mas esta doença pode causar também sensibilidade nos estímulos visuais, sonoros e emocionais. Numa fase mais avançada, pode provocar mialgias crónicas e rigidez muscular estática. Os espasmos podem ser fortes ao ponto de levar fraturar um osso e outras lesões graves.