Cultura

Feira do Livro de Poesia regressa ao Jardim da Parada, em Lisboa

Esta semana celebra-se a poesia. Foram preparadas iniciativas em todo o país, como a Feira do Livro de Poesia que regressa ao Jardim da Parada após uma pausa de quatro anos.

SIC Notícias

André Pacheco

Euclides Semedo

Edgar Ascensão

Há várias iniciativas espalhadas pelo país como a Feira do Livro de Poesia que regressa ao Jardim da Parada pela primeira vez em quatro anos. A iniciativa acontece em Campo de Ourique, em Lisboa, freguesia que é também a da última morada de Fernando Pessoa.

A Casa Museu dedicada ao poeta e ao seu legado para a história do país e da literatura, abriu as portas de forma gratuita a todos os que queiram conhecer, a coleção de livros de Pessoa, elevada a tesouro nacional.

A freguesia de Campo de Ourique foi decorada com vários versos para celebrar a poesia, que por estes dias vai ocupar o Jardim da Parada.

O exemplar da primeira edição da "Mensagem" de Fernando Pessoa, de 1934, é uma das raridades que o livreiro Miguel de Carvalho fez questão de trazer para o regresso da Feira do Livro de Poesia ao Jardim da Parada.

Para além do regresso da feira ao Jardim da Parada, onde ficará até domingo, há outras iniciativas dedicadas à poesia espalhadas pelo país.

No Porto, por exemplo, celebra-se o centenário de Eugénio de Andrade com leituras em estações de metro e na Biblioteca Municipal Almeida Garrett durante o fim de semana e, no domingo, a Casa da América Latina em Lisboa organiza uma Festa da Poesia com lançamento de livros, música e gastronomia latino-americana.

Últimas